-
Arquitetos: Architekturbüro Huber
- Área: 300 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Florian Holzherr
Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade estreita e comprida está localizada em uma encosta com árvores antigas, com orientação norte-sul entre duas vilas datadas do início do século XX.
Para manter as árvores do local e apreciar a vista distante da Abadia de Andechs sobre o Lago Ammersee, o volume do edifício ergue-se como uma torre, assim como as construções vizinhas. Para ampliar a sensação de altura foram projetados três pavimentos completos com uma sala no último pavimento. Uma grande janela oferece uma vista deslumbrante através das copas das árvores sobre o Ammersee com o Mosteiro de Andechs e os Alpes no fundo. A cozinha, centro do dia-a-dia da família, está ligada ao jardim no térreo.
Durante a fase de projeto, o uso de materiais naturais, sólidos e não tratados foi crucial. A interação do latão bruto, carvalho não tratado e superfícies rebocadas pode ser encontrada em diversos detalhes. As luminárias e o mobiliário foram projetados especificamente para se adequar à arquitetura.
Ao projetar a casca externa do edifício, o reboco de base dos dois anexos adjacentes foi apropriado e transferido para toda a extensão da fachada. Para isso, foi criada uma amostra de gesso personalizada. Ela foi então apresentada e aprovada pelas autoridades locais de preservação. Um estucador da igreja aplicou o material com uma espátula de maneira tradicional à mão, lado a lado.
Seguindo a intenção de criar uma arquitetura simples, ecológica e sustentável, o edifício foi realizado como uma construção de tijolo convencional (sem isolamento). O padrão de energia escolhido foi a "casa passiva", sem um sistema de ventilação automatizado para evitar o uso de uma infraestrutura desnecessária, expansiva e complexa. Devido às janelas profundas, não foram necessários brises solares externos adicionais. A planta do edifício é baseada em uma forma compacta e hexagonal, derivada da área livre necessária.
O projeto é um esforço conjunto entre o cliente, Andreas Schwab (e sua bela esposa), que estudou arquitetura e trabalha como designer de produtos, e o arquiteto Felix Huber.